08 de maio de 2025 às 15:44
Histórico: Papa Leão XIV é o primeiro pontífice dos EUA e promete continuidade ao legado de Francisco

Pela primeira vez na história da Igreja Católica, um norte-americano assume o papado. O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido nesta quinta-feira (8) como o novo pontífice e adotou o nome de Leão XIV. A decisão foi anunciada logo após a tradicional fumaça branca sair da Capela Sistina, indicando a escolha pelo conclave formado por 133 cardeais.
Considerado progressista, discreto e conciliador, Prevost é próximo ao papa Francisco, a quem agradeceu logo no início de seu discurso inaugural, realizado na sacada da Basílica de São Pedro. "Obrigado, papa Francisco", declarou. Em sua fala, destacou a importância da paz e da proximidade com os que sofrem, acenando para a continuidade da agenda reformista de seu antecessor.
Nascido em Chicago e com sólida trajetória missionária no Peru, o novo papa surpreendeu ao incluir o espanhol em sua saudação inicial — algo inédito para um discurso inaugural, tradicionalmente feito apenas em italiano. A escolha de Leão XIV sinaliza um caminho de continuidade e sensibilidade social em um momento de desafios para a Igreja, como a queda no número de fiéis.
Milhares de pessoas acompanharam a escolha do novo papa na Praça São Pedro, onde o público chegou a cerca de 45 mil durante os momentos decisivos. O Vaticano, mais uma vez, mostrou ao mundo sua capacidade de mobilização e de despertar atenção global mesmo em tempos de transformação.
Foto Papa: Papa Leão 14 aparece pela primeira vez no Vaticano — Foto: Dylan Martinez/Reuters
Fonte: CLIENT