20 de maio de 2024 às 11:01
Liberadas parcelas extras de seguro-desemprego nos municípios em situação de calamidade

Os Trabalhadores de municípios do Rio Grande do Sul em
situação de calamidade pública e que já estavam recebendo o seguro-desemprego
têm direito a duas parcelas adicionais do benefício. As parcelas extras serão
pagas entre maio e outubro.
Se o trabalhador tem, por exemplo, três parcelas a receber,
no final da terceira parcela ele terá direito a mais duas parcelas. Quem, por
exemplo, estava recebendo a última parcela, terá direito a mais duas.
Quem já estava recebendo o seguro-desemprego devido a
dispensa involuntária de empresas dos municípios em estado de calamidade
pública reconhecida pelo governo federal.
Não é necessário solicitar as parcelas adicionais. A
aprovação do benefício ocorre de forma automática quando o município registra o
estado de calamidade pública. Na data prevista para pagamento das parcelas, os
valores serão creditados automaticamente na conta bancária.
Os beneficiários que receberem por meio da Poupança Social
Digital poderão realizar a movimentação dos valores pelo Aplicativo CAIXA Tem.
Para os trabalhadores que não receberem os benefícios em suas contas, o saque
poderá ser realizado com o Cartão Social e senha nos terminais de
autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou nas agências
da CAIXA.
A partir de 17 de maio, o
trabalhador poderá consultar gratuitamente a situação do seu benefício
pela central de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego pelo telefone
158. Basta informar o número do CPF ou o número do PIS.
As informações também poderão ser consultadas pela Carteira
de Trabalho Digital, no portal gov.br, nas unidades de atendimento do Ministério,
nas unidades do Sine, ou pelo telefone 0800 726 0207 da Caixa Econômica
Federal.
Fonte: Secom/TRT4, com informações do Governo Federal e foto
do DepositPhotos
Fonte: CLIENT