21 de maro de 2024 às 10:41
Novo Ensino Médio: Câmara aprova mudanças com impacto na carga horária e disciplinas obrigatórias
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (20) o
projeto que altera o Novo Ensino Médio, instituído em 2017. As mudanças
impactam a carga horária de disciplinas obrigatórias e optativas, além de
outras alterações importantes.
O Novo Ensino Médio foi criado com o objetivo de
flexibilizar o currículo e oferecer aos alunos a oportunidade de aprofundar
seus conhecimentos em áreas de interesse. A reforma, no entanto, gerou debates
e críticas, principalmente em relação à carga horária das disciplinas
obrigatórias.
O projeto aprovado pela Câmara aumenta a carga horária das
disciplinas obrigatórias de 1.800 para 2.400 horas. As disciplinas optativas,
por outro lado, têm sua carga horária reduzida de 1.200 para 600 horas.
Outras mudanças:
O espanhol deixa de ser obrigatório e passa a ser
facultativo.
Os itinerários formativos devem contemplar ao menos uma área
do conhecimento.
Cada escola deve ofertar no mínimo dois itinerários (exceto
as que ofertarem também o ensino técnico).
Próximos passos:
O projeto segue agora para o Senado, onde poderá ser
alterado. As mudanças aprovadas pela Câmara representam um ajuste significativo
no Novo Ensino Médio. O impacto dessas alterações ainda será avaliado, mas é
certo que elas afetarão a forma como o ensino médio é organizado e oferecido no
Brasil.
Resumo das mudanças no Novo Ensino Médio aprovadas pela Câmara:
Carga horária:
Disciplinas obrigatórias: Aumentada de 1.800 para 2.400
horas.
Optativas: Reduzida de 1.200 para 600 horas.
Disciplinas obrigatórias:
Agrupadas em áreas:
Linguagens e suas tecnologias (português e inglês)
Artes
Educação física
Matemática e suas tecnologias
Ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, física e
química)
Ciências humanas e sociais aplicadas (filosofia, geografia,
história e sociologia)
Ensino técnico:
Carga horária mínima da formação geral básica aumentada de
1.800 para 2.100 horas.
Possibilidade de compatibilizar 300 horas entre formação
geral básica e ensino técnico.
Ensino à distância:
Permitido excepcionalmente para a formação geral básica, com
regulamentação a ser elaborada.
Outras mudanças:
Itinerários formativos devem contemplar ao menos uma área do
conhecimento.
Cada escola deve ofertar no mínimo dois itinerários (exceto
as que ofertarem também o ensino técnico).
Próximos passos:
Projeto segue para o Senado.
Observações:
As mudanças ainda podem ser alteradas no Senado.
Para mais informações, consulte o texto completo do projeto.
Por Raquel Balin Corrêa – Fonte: G1
Fonte: CLIENT