28 de julho de 2023 às 14:46

Seminário "Bumba Meu Bio": Biodiesel impulsionando a inclusão produtiva da agricultura familiar


Na quinta-feira, dia 27, teve início o Seminário "Bumba Meu Bio", promovido pela Unicafes Alagoas, com o objetivo de debater e disseminar a importância do biodiesel como instrumento de inclusão produtiva para jovens e mulheres do norte e nordeste do Brasil. O evento busca também discutir as oportunidades e desafios da cadeia do biodiesel, destacando o Selo Biocombustível Social para a Agricultura Familiar como uma importante ferramenta nesse contexto.

Representando a Unicafes do Rio Grande do Sul, o presidente da Coopeagri de Ibirubá, Lecian Gilberto Conrad, marcou presença no evento, fortalecendo o elo de cooperação e troca de experiências entre as regiões.

A programação do primeiro dia do seminário contemplou uma série de atividades enriquecedoras. A partir das 10 horas da manhã, uma palestra elucidou o que é o Selo Biocombustível Social para a Agricultura Familiar, esclarecendo os benefícios e impactos positivos gerados por sua adoção. Em seguida foram apresentados três cases de sucesso, demonstrando exemplos concretos de como o biodiesel tem contribuído para a inclusão produtiva na agricultura familiar do norte e nordeste do país. Essas experiências inspiradoras provaram que o setor pode ser um verdadeiro agente transformador na vida de jovens e mulheres dessas comunidades.

Após o almoço, três painéis com a participação de diversa entidades públicas e privadas, bem como de representantes do cooperativismo, abordaram as novas perspectivas e cenários para o norte e nordeste, proporcionando um olhar otimista sobre o futuro da produção e uso do biodiesel nessa região.

 Já na sexta-feira, dia 28, a programação continuou com uma mesa de discussão, realizada das 9h30 às 12 horas, abordando três temas relevantes para o desenvolvimento sustentável e inclusão produtiva na região. Após o almoço, iniciaram-se as oficinas, com foco no aperfeiçoamento do Selo Biocombustível Social para os agricultores familiares. Essa etapa do seminário proporcionou o debate construtivo entre os participantes, buscando encontrar soluções para aprimorar as práticas de inclusão produtiva.

 No final do evento foi o lançada a Carta de Maceió, reafirmando o compromisso de todos os presentes em avançar na promoção da sustentabilidade colocando o biodiesel como ferramenta de inclusão e desenvolvimento nas regiões norte e nordeste e também para o país. O Seminário "Bumba Meu Bio" encerrou-se às 17h30, com a sensação de missão cumprida e a convicção de que iniciativas como estas fortalecem o setor e reafirmam o potencial do biodiesel como agente transformador e promotor da inclusão produtiva e geração de renda na agricultura familiar em todo o país.

Fonte: CLIENT

comentários

Estúdio Ao Vivo