21 de janeiro de 2021 às 16:01

TBT: Há 25 anos, Hollywood Rock trouxe metade do Led Zeppelin e o The Cure ao Brasil. Relembre

Edição de 1996 foi a última do festival. Rolling Stones, Bob Dylan, Bon Jovi, Duran Duran e Nirvana tocaram em outros anos

Há exatos 25 anos, o The Cure subiu ao Palco do Pacaembu em São Paulo para dar início a um longo show, foram quase duas horas e meia, que se tornaria o último do sétimo, e derradeiro, Hollywood Rock em São Paulo (no Rio de Janeiro, as mesmas atrações tocaram na semana seguinte na Praça da Apoteose).
Patrocinado por uma fabricante de cigarros, o que passou a ser proibido a partir dali, o festival se despediu com uma escalação invejável. O primeiro dia foi dedicado ao reggae com Cidade Negra, Aswad, Steel Pulse e, no encerramento, um concerto especial de Gilberto Gil e convidados com repertório focado no ritmo jamaicano, mais Chico Science e a Nação Zumbi na abertura.
O segundo dia, mais roqueiro, teve ninguém menos que Robert Plant e Jimmy Page em um show, com direito a orquestra em algumas músicas, só com material do Led Zeppelin - um daqueles concertos que quem viu hoje conta para os filhos, ou netos. Black Crowes, na única visita deles ao Brasil, Urge Overkill (na época ainda se aproveitando do sucesso de "Girl, You'll Be A Woman Soon" da trilha de "Pulp Fiction") fazendo alguns de seus últimos shows, e os Raimundos, então já muito populares, complementaram o line up.
O domingo teve uma pegada mais alternativa que começou com Pato Fu e Supergrass, a primeira banda de britpop que esteve por aqui, em seguida ficou mais pesada com o White Zombie e terminou com os Smashing Pumpkins (apenas três meses depois do lançamento de "Mellon Collie and the Infinite Sadness") e o já citado The Cure.
O Hollywood Rock foi extremamente importante naquele período, por ter dados aos brasileiros a chance de ver muitos nomes, tanto clássicos, quanto estabelecidos ou ainda em ascensão no mercado. Foram sete edições entre 1988 e 1995 (em 1989 e 1991 eles não aconteceram) com shows de, entre outros, Pretenders, Duran Duran, Simple Minds (1988), Bon Jovi, Bob Dylan, Tears For Fears, Eurythmics (1990), Skid Row, Living Colour, Seal (1992), Nirvana, Red Hot Chili Peppers (1993), Rolling Stones (1994) e Aerosmith (1995).
Relembre alguns shows que aconteceram no último Hollywood Rock, há 25 anos. Os vídeos são da etapa carioca do festival que a MTV transmitiu na íntegra:
The Cure
Jimmy Page & Robert Plant
Steel Pulse
Aswad
Smashing Pumpkins
Black Crowes
White Zombie
Raimundos

Fonte: Vagalume

comentários

Estúdio Ao Vivo